11 outubro 2011

Barcelona #1




Bateu saudades de....ver isto todos os dias durante 5 dias! Uma cidade mágica.. e a Sagrada para mim foi o que mais representou essa magia.. um monumento fascinante.. Sentimo-nos uma insignificante formiga a olhar para isto.. é uma sensação indiscrítivel. A minha primeira experiência como viajante do mundo foi logo ISTO! Vai ser difícil superar tamanha imensidão de beleza..cultura.. clima..fraterniedade..simpatia..acessibilidade.. tudo o que faz de Barcelona uma das cidades mais procuradas por turistas em todo o Mundo. Esta cidade no Verão é sublime..mas irei adorar ..um dia.. conhece-la noutro ambiente.. que me dê possibilidade de conhecer outros cantos e hipóteses.
Tantas pequenas experiências marcaram a minha ida a Barcelona.. que nem sei como ainda não as tinha partilhado! Talvez porque há coisas tão sublimes que nos acontencem na vida que nem nos lembramos de as relatar..limitamo-nos a vivê-las e revivê-las alegremente para nós mesmos. Senti saudades no minuto em que entrei no aeroporto para voltar para Lisboa..mas agora ficou algo mais.. ficou um sentimento de nostalgia e felicidade. É contraditório..mas é mesmo assim. Aconselho a todos os que assim que tiverem uma hipótese..mínima que seja.. fugirem um pouco a Barcelona.. é o escape perfeito! Uma boa companhia, uns trapinhos, uma mochila ás costas e um ou dois mapas do metro e da cidade, basta! A cidade consome todo o negativismo que tivermos sobre nós, ficamos de tal forma inebriados com ela que não pensamos em nada.

Parte #1

Antes de seguirmos viagem pesquisámos imensos roteiros, blogs, à procura das melhores dicas, dos melhores sítios a visitar, passear, etc. Encontrámos de facto alguns interessantes..mas nada melhor que partir à aventura, em branco, sem tabelas de horários a cumprir e tarefas obrigatórias..isso já fazemos cá no nosso dia a dia! Convém deliniar minimamente um plano sim.. mas apenas para nos orientarmos um pouco em questões de tempo e espaço..porque o resto..é história e a história fazemo-la nós :)

Na noite anterior à partida..estavamos nós em casa, em frente ao computador, a tentarmos perceber como iria ser o nosso percurso do aeroporto até ao hotel ás 22h00 (hora local). Comboio? Metro? Autocarro?..Taxi?? Iria ser complicado..não percebiamos nada de como isso funciona.. as linhas a apanhar..onde haveriamos de trocar? Iria ser de noite e ainda mais complicado e para além disso tudo.. Iriamos pagar balúrdios e ninguém nos iria perceber para nos ajudar! Enfimmmmm..cheios de preocupações desse género..rapidamente nos apercebemos que a melhor solução era mesmo..não pensar nisso!  Irmos simplesmente era a opção.  E assim foi e não poderia ter corrido melhor. Barcelona é uma cidade SUPER organizada. Queremos comboio, metro, autocarro, taxi? Temos tudo mesmo à saída do aeroporto. Existem pessoas super prestáveis e simpáticas a ajudar os turistas, os passes de transportes são incrivelmente acessíveis e eles percebem praticamente cada palavra do nosso português-aespanholado. Nem em Lisboa me teria conseguido orientar melhor.
Depois de uma meia hora a andar de autocarro a percorrer a zona mais industrial da cidade, sairmos e  apanharmos o metro uns 10 minutos até à paragem mais próxima do nosso hotel, seguirmos um pouco a pé com as malas até uma praça bastante iluminada, deparamo-nos com... Sagrada Família! E que melhor primeiro contacto com a cidade que isto?! Foi mágico. Fiquei imediatamente rendida aos encantos de Barça. Nem queria acreditar que em 24 anos de vida nunca tinha visto nada assim tão.. praticamente impossível de descrever. Primeiro, estreei-me a andar de avião..outra sensação única e que pensei que iria ter tanto medo e foi tão agradável e tranquilo (os poços de ar assutam um pouco, mas até são divertidos e Portugal visto do céu é lindo!)..depois visitei a cidade da arte, a capital do modernismo, a cidade como li algures "para se apaixonar"..e apaixonei-me de facto. Apaixonei-me pela cidade, pelo clima, pela vida e ainda mais pelo meu amor.. que é com ele que quero partilhar todos os momentos da minha vida e que me permitiu viver esta experiência única, dando-me a melhor prenda que a meu ver, qualquer mulher pode receber. Não são perfumes, não são roupas, nem acessórios..mas sim são experiências, vivências,  momentos que ficam e marcam. E quem tem um Homem que pensa assim.. tem tudo. (Tenho tudo amor)

«
Barcelona é uma cidade com sol o ano inteiro, diversão garantida e uma vida cultural riquíssima, muita gente não resiste aos encantos de Barcelona e acaba por ficar de vez. Por causa disso, Barcelona  é hoje uma das mais cosmopolitas cidades da Europa. No entanto, a identidade de ser do catalão permanece marcante e notável. Orgulhoso do seu idioma e da sua cultura, ele não se considera espanhol e, como prova disso, odeia touradas, por exemplo. Se você quiser desfrutar plenamente do melhor de Barcelona, relaxe e deixe-se levar. Perca-se no Bairro Gótico. Viaje nas formas de Gaudí. Caia na onda e deixe-se ir. Durma até tarde e acorde querendo repetir o programa. Tudo bem, em Barcelona é assim mesmo. Seja um turista destemido. Ou você corre o risco de perder o melhor da cidade.
»

Sem comentários:

Enviar um comentário