12 outubro 2011

Vantagens de ser tímido



Segundo o JN de hoje...


" Ser tímido nem sempre é sinal de isolamento, solidão e afastamento. Nem sempre tem de significar dificuldades em conseguir um emprego ou conseguir uma integração na escola. Susan Cain, uma advogada americana, apresenta algumas vantagens da timidez e da introversão. uma pessoa tímida ou introvertida corre menos riscos de ser internado, de se envolver em acidentes e tem uma predisposição maior do que os extrovertidos a aprender e a manter uma relação afectiva. Mas a lista não se fica por aqui.
Se no mundo actual falar em grupo é importante, seja para conseguir emprego, seja para passar nas disciplinas da escola ou para socializar e fazer amigos, parece que ser tímido pode ser vantajoso para outras tarefas. Uma delas é ser um bom líder. Um líder tímido tem mais disposição para ouvir e implementar ideias de outras pessoas: "Alguns dos maiores saltos na área das finanças, da política e do activismo foram dados por introvertidos: Eleanor Roosevelt, Al Gore, Warren Buffet e Gandhi", confirma Susan Cain
(...)
Ser mais criativo é outra das vantagens da timidez. Segundo o psicólogo Gregory Feist, muitas das pessoas mais criativas são introvertidas e trabalham em condições solitárias e, por isso, confortáveis para elas. Nesta solidão, os artistas conseguem concentrar-se mais no interior e criar mais facilmente.
(...)
Mas os aspectos positivos da timidez não se ficam por aqui. Susan Cain diz que a pessoa tímida pensa com mais cuidado, ama mais suavemente, organiza os locais de trabalho de uma forma mais produtiva, conservam mais energia e são mais focados no essencial.(...)"


Parece-me bem :)


3 comentários:

  1. Engraçado por acaso li essa notícia hoje e tive para por no blog :)

    ResponderEliminar
  2. Ora ai está uma noticia faz a minha cara. Gostei do blog :)

    ResponderEliminar
  3. João, o mundo é dos tímidos! :)

    Mia, também te identificas :) Miminho *

    ResponderEliminar