18 abril 2012

Sobre casar


Possivelmente um dos temas mais discutidos e com opiniões mais distintas que se possa abordar.
Casar ou não casar? Sonho? Desejo? Obrigação? Cultura? Educação? Tantas coisas que podem interferir na decisão de casarmos ou não.
Desde pequena que o meu sonho era ser mãe. Lembro-me bem de mim miúda a brincar com os nenucos toda meiga e maternal como se fossem os meus bebés de verdade, e mesmo na adolescência pensava..um dia quando for mãe isto..quando for mãe aquilo... mas confesso-vos que nunca sonhei em casar. Já passei por fases em que penso, deve ser realmente um passo muito bonito a tomar. A "verdadeira" união do amor entre os dois. A festa com a família e amigos, a emoção que deve ser vivemos esse dia tão marcante e único nas nossas vidas. Mas depois penso..que mudaria isso na minha vida? Até que encontrei-o...a minha alma gémea, vivemos juntos há quase dois anos, fazemos a dita vida de casados. Partilhamos tudo, vivemos intensamente sozinhos e com a família de ambos. E com ele já deparei comigo mesma a sonhar isso..um dia talvez... Não digo que não o faria até porque penso que se um dia ele me pedisse em casamento, ia às nuvens e ficava por lá..sei que é uma coisa muito nossa..muito feminina talvez. A ideia do compromisso, da beleza do conceito em si. Imaginar um dia, cheio de sol, com as pessoas mais importantes da nossa vida a assistirem às nossas juras de amor..é em si uma ideia que me traz muita felicidade e emoção.
Mas depois há sempre o reverso da moeda, não vivo apenas em sonhos...e sei que cada caso é um caso, e não generalizo nada, mas já vi N situações de casais que namoram, são super cúmplices, companheiros, amorosos e depois casam-se e  puff...parece que acaba a magia..
Vejo por exemplo casos também de pessoas que se casam não por terem esse sonho, mas por outras questões tão supérfulas, que penso, não deveria ser esse o motivo em ocasião nenhuma. Como, fazer favor à família, ou apenas porque na nossa cultura são mais respeitados enquanto casal casado oficialmente, ou como a minha prima me disse: para depois quando tivermos um filho e tal.... mas que diferença faz isso??
Adoro ver pessoas que se amam a casar, adoro a festa (nada de muito exuberante, quanto mais simples e íntimo mais gosto), adoro as trocas de votos, adoro ver a família emocionada, adoro a lua-de-mel, adoro tudo o que envolve a festa que é o casamento..mas não gosto de ver pessoas a fazê-lo pelos motivos errados, a não o fazerem com o coração! Exemplo disso é ver noivas no dia de casamento que mais parecem que vão explodir de tanto nervosismo de querer a boda perfeita, com os talheres, os pratos, a toalha de mesa, perfeitos e depois esquecem-se de relaxar e aproveitar o próprio dia que é suposto ser o dia mais descontraído, mais tranquilo, mais feliz das suas vidas. Não gosto da ideia de ter que estar a fazer uma boda para agradar a tia, o tio, a prima que não vê há 10 anos..e não a eles próprios!



14 comentários:

  1. é tudo verdade baby.
    Eu sou daquelas que quer casar, tenho esse sonho. Deve ser das coisas mais tradicionais em mim. Mas quando penso no casamento, o que mais me faz palpitar o coração..é ter o meu pai a levar-me ao altar e eu com um vestido de noiva, e eu a entrar na igreja com aquelas que gosto a ver! Quero pronto. hahaha..O fábio goza bue, diz que se é para isso arranjamos uma igreja e vou lá com o meu pai!.hahaha

    beijinhooo. Tas boa? Nunca mais falamos

    ResponderEliminar
  2. Já passei por isso, td marcado (felizmente n cheguei a comprar o vestido), mas n dei esse passo. É td mto bonito e andava super entusiasmada cm a preparação das coisas, mas pra mim, ainda bem q n aconteceu. Sou da opinião q n preciso de um papel para mostrar o qto gosto da outra pessoa, mas n sou contra, tanto q ia fazê-lo.
    Se for um sonho acho bem q o façam, pq deve ser um dia inesquecível, o dia em q te tornas princesa por umas horas =) mas se não, não é importante. O q conta é o sentimento, o respeito, a cumplicidade...e para teres isso td, n precisas de casar, pq isso tu já tens =)

    Mas olha q ter o Udy como menino das alianças, era uma ideia xpectacular lol
    **

    ResponderEliminar
  3. Aiiii, fizeste-me lembrar do dia mais feliz, mais espetacular da minha vida. E olha que eu nunca sonhei em casar!

    ResponderEliminar
  4. Dani..allo baby! É verdade já não te via por aqui há algum tempo :) Está tudo bem contigo? :))
    Opá fizeste-me rir com o gozo do Fábio ahaha..arranjar uma igreja e irem la com o teu pai é muito bom! Se é um sonho...força!! Tens a minha benção, vocês são uns amores juntos! ;) Beijoca

    Anna..imagino como te deves ter sentido nessa situação..mas lá está, vê pelo lado positivo..ainda bem que não chegou a acontecer! Assim guardas-te bem guardadinha para quem realmente te mereça :)
    Olha..a ideia do Udy é fantástica!!! O nosso bebé godo com uma gravatinha ia ficar tãooooo fofo! :))) Beijocas!

    Moa..imaginoooooo, que fofa! :) Vejo que és muito feliz e fico muito feliz por ti!! Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Eheheh tb acho q ia ficar lindo =D
    E fotogénico como é, de certeza q se ia portar lindamente ;)*

    ResponderEliminar
  6. Penso como tu. Acho que o casamento deve ser um passo bonito, mas não totalmente necessário para se ser feliz e constituir família.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Anna..já estou com uma fatiota de olho..qualquer dia ves o gudalhão aqui de camisinha!!! :D

    Sofia..disseste exactamemte aquilo que eu quis dizer :) Beijoca

    ResponderEliminar
  8. Existem outros que se casam para pagar menos IRS :)
    Tudo depende das pessoas, mas uma coisa é obvia.. num casamento existe um compromisso e se alguma coisa correr mal.. as pessoas tentam resolver mais a fundo as questões.. porque divorciar hoje em dia sai caro! :) Se não houver compromisso... bye bye até outro dia, isto se as pessoas forem ruins!
    Eu só casei porque a minha mulher quis...caso contrario estariamos juntos e com o mesmo tipo de compromisso! quer dizer.. ela não queria que eu fugisse.. é o que era! haha :)
    Por isso... tu é que saberás...cabe a ti saber se vale a pena dar esse passo ou não.. e principalmente... se conheces bem a fundo o teu parceiro :)

    ResponderEliminar
  9. Mafizinha, ontem tentei comentar este post mas deu erro no final. Hoje vim "refazer" a questão e devo dizer que abordaste um tema bastante interessante. Mais uma vez constatei que pensas muito como eu, tal e qual:)
    beijinho

    ResponderEliminar
  10. estou casada há quase 11 anos e sem duvida fui um dia muito sonhado, muito planeado e muito especial. tinha 25 anos, e aquele sonho do dia de "princesa" que referes. mas se um dia esta relação se quebrar (espero sinceramente que não aconteça!), penso que não voltaria a casar, ou pelo menos faria de outra forma, num outro país, só com as pessoas realmente especiais, mas seria mais pelo simbolismo da união.
    na verdade, acho que não há grande diferença entre viver junto e casar. um assinatura num papel é quanto baste, porque tudo o resto está cá dentro, no coração.
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Ahahah quero ver isso sim =D
    Beijoca

    ResponderEliminar
  12. Paulo..olha que essa do IRS está engraçada está :)
    Percebo o teu ponto de vista..daí também achar que o casamento é um passo a ser tomado quando verdadeiramente se deseja :) Vê lá ..foste arrastado, não te arrependes pois não? Felicidades! Beijoca

    Tsuri Maria..olha que nós hein, sempre com ideias parecidas :) Beijoca

    mão da mãe..maravilhosa a tua história!! Acho que deve ser um passo lindo de se tomar quando realmente se deseja isso!! Desejo-vos as maiores felicidades!! e é mesmo..a verdadeira essência é amarmos-nos, não termos uma aliança ou um papel assinado :) Beijoca

    ResponderEliminar
  13. Digam o que disseram beka beka Casar sem duvida! E o resto é bolshit LOL

    ResponderEliminar
  14. Li..não basta ser um sonho mas sim uma coisa pensada com cabeça tronco e membros!Vê lá não te precipites um dia.. tenta ser feliz e estável com o que tens primeiro :) *

    ResponderEliminar