29 fevereiro 2012

Texto enorme, sem que ninguém o queira ler

Em meados de Novembro, recebo um telefonema da instituição escolar onde eu tirei a minha licenciatura, a questionarem-me se teria disponibilidade para comparecer numa sessão solene de abertura do novo ano lectivo e onde seriam também atribuídas as bolsas de mérito aos estudantes do ano lectivo anterior.
Fiquei perplexa. Eu terminei o curso em Junho de 2010! Estavam-me a ligar em Novembro de 2011 a informarem-me que EU tinha recebido uma bolsa??? Pensei imediatamente......yeahhhhhhhhhhhhhh alright! mas também......e só sei isso agora porquê??? Mas obviamente a felicidade e orgulho de ser distinguida com esse prémio me fez deixar de pensar nos porquês e outros floridos da questão. Ganhei ganhei ponto final parágrafo.
Sessão solene passada, muito engraçada e tal. Fui lá ao palco receber o diploma, com outros colegas doutras escolas, muitas palmas, muitos sorrisos, muito giro. Vi o orgulho dos meus pais e namorado estampado nos seus rostos, fiquei muito orgulhosa de mim própria por ter essa consideração por parte da escola onde dei tanto de mim durante 3 anos.
No entanto, pelo que me tinham informado, uma bolsa de mérito consiste não só nessa distinção, mas também num valor monetário associado a essa "recompensa" de "aproveitamento escolar excepcional". Ora e cadé dele? Desde dessa altura que me disseram que estaria para muito breve o pagamento desse valor, à medida que fui ligando e insistindo, foram-me dizendo sempre o mesmo. É que se eu tenho direito a esse dinheiro vou lutar por ele até mais não, não?! Um dia diziam-me que estava para breve, noutro dia diziam-me que afinal já não sabiam se sempre ia ser possível pagarem..por causa dos cortes e tal e quê. Logo a seguir já me diziam que sim sr. iam dar, que o que me tinham dito antes afinal não era nada disso.
Pois bem, palavra passa palavra.. entre mil telefonemas para as secretarias das escolas - que peço desculpa e sem ofensa para quem seja funcionário - mas pela minha experiência, dá-lhes uma trabalhêra mexerem uma palha...até à semana passada estava tudo em águas de bacalhau. Até que, me ligam, super entusiasmadas a darem-me a notícia que já podia festejar e para dar os meus dados todos porque iam pagar-me já esta semana!!! Loucura total!!! Risos e mais risos, uma segurança extra! Um dinheiro extra nesta altura tão incerta! Maravilhoso! Fantástico!
Meio da semana e nada..ligo para lá. Nunca me atendem. Ligo ligo ligo e ligo (à hora de expediente normal!) nada. Lá me atendem. 

Eu: Bom dia, (tal e tal e tal), era só para me confirmarem, se fizer o favor, se receberam o meu e-mail com os meus dados como me pediram.

Funcionária 1: Ah não se preocupe, com certeza que recebemos!

Eu: Mas podia mesmo confirmar? É que não sabendo pode ter ido para a caixa de spam ou algo assim..

Funcionária 1: Quase em modo robot, Ah não se preocupe, com certeza que recebemos!

Eu: mais uma vez... sim tudo bem, mas não pode mesmo confirmar na sua caixa de email?

Funcionária 1: ohhh não sei quantas, podes ver aí se recebeste mail aqui da aluna tal tal e tal

Funcionária 2: (eu a ouvi-la lá do fundo) opáaa é a Mafalda não é? (o terror) sim sim recebemos.

Eu: ah ok óptimo então! Então é esta semana que vão fazer a transferência certo?

Funcionaria 1 e 2: Ah pois olhe, afinal não, porque pensámos que era já mas afinal não foi ainda disponibilizado o dinheiro e coiso e tal..é aguardar pacientemente. E não me diziam nada??? Ficava eu feita maluquinha à espera toda feliz da vida e afinal não foi nada??

Desculpem..mas eu fico fula!!!!!!!!!!!!!!!!!! Porque se não têm a CERTEZA ABSOLUTA duma coisa, porque raio me ligam a dizer que sim, que é e que é já já e depois não é nada! E isto já se arrasta há meses e uma pessoa começa a pensar numa segurança e afinal tiram-lhe o tapete dos pés novamente e dizem-me isso sempre com a maior das naturalidades como se eu é que tivesse que esperar e calar!
Mas eu sou assim: quando uma coisa é minha por direito...vou até ao fim e pelo caminho sou uma chata dos diabos! tenho dito.

3 comentários:

  1. Estas coisas são sempre assim. O meu irmão quando andou na faculdade tinha direito a bolsa de mérito e nunca viu um tostão à frente. enfim, que tristeza...

    ResponderEliminar
  2. A sério?! Que azar.... :(
    Ninguém dá nada a ninguém mesmo! Nem por mérito!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Inventam essas coisas de mérito pq fica bonito mas depois cumprirem as obrigações népia!

    ResponderEliminar